O modo capitalista

Sem grandes ‘arrodeios’, em poucas palavras pode se definir Capitalismo como a forma de pensar e de agir que atribui a prioridade máxima ao Dinheiro, relegando todas as outra coisas a posições secundárias. Não ocorre à toa, portanto, a iniquidade social verificada em países capitalistas. Naturalmente, sempre com um discurso-desculpa pronto na ponta da língua,…

É preciso defender as Democracias das big-techs

De uns tempos para cá, o mundo passou a conviver com um tipo de organização privada mais poderosa do que as multinacionais tradicionais. São as chamadas Big-Techs que militam no ramo da comunicação digital, animando redes sociais e coisas do gênero. Com efeito, desafiando o Estado nacional, as Big-Techs são organizações fluídas, cujo funcionamento dispensa…

O Estado mínimo é a falência total

Entre as panaceias defendidas pelos liberais está o ‘Estado mínimo’ – situação caracterizada pela quase ausência do Estado, na qual as questões são tratadas diretamente pelos cidadãos, então sujeitos a pouquíssimas leis, regras, regulamentos, impostos, taxas e contribuições. Emerge, então, a pergunta se este tal Estado-mínimo funciona. A resposta, como se observa daquilo que acontece…

Ingratidão com Maduro

Elevando o pragmatismo à condição de eixo central das decisões e, consequentemente, negando prioridade ao chamado princípio da ‘solidariedade entre as Nações’, os diplomatas costumam dizer que ‘entre países não há amizades e só os interesses devem guiar as relações internacionais’. Para estes, pouco valem as afinidades políticas e culturais, importando apenas a densidade do…