Por uma comunidade lusófona
As dificuldades que, atualmente, perturbam a dinâmica política, social e econômica da União Europeia vêm criando espaço para muitas elucubrações. Todos falam, muitos têm razão. Clique aqui e leia o texto na íntegra
quinta-feira, 21 de novembro de 2024 | 00:24
Mais resultados...
Leia mais
Leia mais
Leia mais
As dificuldades que, atualmente, perturbam a dinâmica política, social e econômica da União Europeia vêm criando espaço para muitas elucubrações. Todos falam, muitos têm razão. Clique aqui e leia o texto na íntegra
Ensaio. Aberto com a observação de que ‘Onde não há dinheiro para construir, não haverá dinheiro para manter’ e que ‘Muitas são as desculpas para justificar a cultura do desleixo’ e dedicado ao saudoso engenheiro Eli Andrade, que acreditava na cultura de conservação e de manutenção, o texto trata a importância da manutenção das obras…
Conto. Aberto com a observação de que a desqualificação dos interlocutores é a forma mais fácil de os ignorantes fugirem de conversas que lhes são inalcançáveis e dedicado ‘àqueles que, de tanto compreender as coisas, parecem viver fora do seu tempo’, o texto ‘O louco’ conta a história de uma pessoa questionadora da realidade que…
Ensaio. Com o alerta de que o equilíbrio impede o crescimento, e dedicado aos irmãos Alcindor Menezes e Hamilton Seti, ‘Travas ao Crescimento Econômico’ trata de situações que constituem impedimentos ao processo econômico. Clique aqui e leia o texto na íntegra.
Ensaio político. Aberto com a observação de que o golpe de 2016 escancarou as portas do inferno que ameaça o Brasil, abrindo caminho para a circulação livre e desembaraçada de demônios de todos os calibres, o ensaio descreve o governo do presidente Jair Messias Bolsonaro. Para ler o texto completo basta clicar aqui
Drama. Aberto com pergunta sobre ‘O que seria dos homens se não fosse a sorte’ e dedicado ao colega jogador Itamar Pereira da Silva, ‘que confia a própria vida a Deusa da Sorte’, a trilogia reúne três contos sobre aventuras vividas em ambiência permeada por azares. Clique aqui para ler o texto completo.
Drama romântico. Aberto com a observação de que ‘O amor acontece onde menos se espera’ e dedicado a Djanira, o conto ‘Nádhia & Péricles’ relata a incrível história de amor surgida entre os personagens. Clique aqui e leia o texto na íntegra.
Aberto com o alerta de que, apesar de conter todos os elementos das fantasias, trata-se de uma história real, a crônica conta um dos episódios marcantes vividos pelo autor, sendo dedicado àqueles que ainda não acreditam em milagre. Clique aqui e leia o texto na íntegra.
Ensaio. Aberto com a observação de que ‘o modelo de federação adotado pelo Brasil contribui para que os desníveis entre Estados ricos e pobres se aprofundem’ e dedicado ao pensador Sebastião Campello, ‘que sempre teve a questão regional como prioridade’, o texto comenta a relação hegemônica das regiões ricas sobre as [regiões] pobres em função…
Aventura. Aberto com a observação de que ‘as casas têm mistérios que só alguns conseguem ver e compreender’ e dedicado ao engenheiro Marcelo Rêgo, que é um grande construtor, o texto conta as aventuras vividas por quatro garotos que invadem um velho casarão. Clique aqui e leia o texto na íntegra.
Conto. Aberto com a observação de que ‘não é sem razão que, ao visitar hospícios e penitenciárias, muitos juram ter visto o portal de acesso ao Inferno’ e dedicado ao engenheiro Pedro Oliveira, que não acredita nestas coisas, o texto aborda coisas inacreditáveis acontecidas com o jovem Uriah. Clique aqui para ler o texto na…
Drama político. Aberto com a observação de que ‘amar é perigoso, mas uma vida sem perigo não tem sabor’ e dedicado a memória de Carlos Dutra, o texto relata as aventuras vividas nos tempos de chumbo por um casal apaixonado. Clique aqui e desfrute o programa na íntegra.
Ensaio. Aberto com a observação de que a oferta de serviços públicos graciosos e de boa qualidade é uma excelente forma de elevar a renda das pessoas, o texto é dedicado àqueles que entendem e reconhecem a sua importância econômica [dos serviços públicos]. Clique aqui e leia o texto na íntegra.
Ensaio. Aberto com o alerta de que, ‘se a considerarmos como o período que decorre entre a chegada e a partida, a vida é muito curta’ e dedicado a memória da escritora Leony Muniz, o texto aborda a Grande Inflexão, por muitos chamada de ‘morte’. Clique aqui e leia o texto na íntegra.
Conto psicodélico. Com o alerta de que ‘algumas festas demoram mais do que outras’ e dedicado ao bandleader Carlos Vilanova, ‘cuja guitarra faz qualquer festa durar para sempre’, o texto relata a aventura psicodélica vivida por Merval numa ida ao Magic Bar. Para ler o texto completo basta clicar aqui.
Drama religioso. Com a observação de que ‘Os homens santos fazem a diferença’ e dedicado a Sua Santidade Maharaj Yamunacarya – um homem santo, cuja vida faz a Humanidade melhor -, o texto conta como José Carlos usou seu poder extraordinário para salvar pessoas. Clique aqui para ler o texto na íntegra.
Ensaio. Como o alerta de que ‘O futuro a Deus pertence’ e dedicado ao arquiteto Zeca Brandão, que pensa a cidade do futuro, o texto faz conjecturas de como seriam as metrópoles do futuro, chegando a conclusão de que, ao contrário daquilo que a maioria deseja, elas serão imensas, multipolares, verticais e diuturnas. Clique aqui…
Ensaio. Com a constatação de que ‘os rios dão vida e alma aos lugares’ e dedicado a Bebé Fellows, que, há muito tempo, que afrontava os botos, nadando entre eles nas suas águas, o texto aborda a lenta agonia do rio Capibaribe. Clique aqui e leia o texto na íntegra.
Política. Conta a história do touro ‘Bandillero’, que, diante da morte, na Plaza de Toros, de Madri, encontrou forças para enfrentar seu algoz. A história trás grandes surpresas. Para ler o texto completo basta clicar aqui http://alexandresanttos.com.br/Bandillero.pdf
Cultura. Comenta a importância do livro e da leitura para o fortalecimento político de uma sociedade. Para ler o texto completo basta clicar aqui http://alexandresanttos.com.br/Archibaldo.pdf