de Escritores com a Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho, pelo Gabinete Português de Leitura de Pernambuco com a Medalha de Bronze Comemorativa do Sesquicentenário e pelo Colégio de Ingenieros de Venezuela com a insígnia de Sócio de Honra. Foi o Convidado de Honra (Dinvité D’Honeur) da editora Cultive Littérature, Art et Solidaritè no 33º Salão do Livro e da Imprensa de Genebra. Em 2019, por ocasião do Dia Mundial do Escritor, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Atualmente Alexandre preside a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, a Associação Brasileira dos Engenheiros Escritores e o Clube de Engenharia de Pernambuco. É membro Academia de Artes e Letras do Nordeste, onde já exerceu a presidência, da União Brasileira de Escritores, onde exerceu a presidência até o dia 17 de janeiro de 2019, e da Academia Pernambucana de Engenharia.
Como Produtor Cultural, Alexandre Santos realiza encontros importantes como a Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO), o Congresso Mundial de Engenheiros Escritores e o Encontro Pernambucano de Escritores.
Alexandre Santos é editor-geral do informativo ‘A Voz do Escritor’ e do Canal Arte Agora. Também é membro internacional do Cultive Club Internacional D’Art, Littérature et Solidaritè (Suiça), do Conselho Consultivo da Revista Nova Águia (Lisboa, Portugal) e do Conselho Editorial da Revista Archiépelago (Cidade do México, México) e das Edições Moinho.
Alexandre Santos é autor de diversos artigos e livros, entre os quais A inflação desmistificada; A propriedade dos meios naturais de produção; Os conceitos de economia; Fortalecimento da Economia de Base Local; A inevitável primavera; Teoria do Valor; Economia & Poder; Solidarismo: O Brasil para todos; Subsidiariedade econômica: a opção decisiva; O desenvolvimento integrado dos campos; O fim do ciclo liberal; O direito ao trabalho remunerado; A face oculta do mercado; Curso básico de Matemática Financeira. Curso básico de Administração de Materiais; Manual de administração de pequenas empresas; O moinho (publicado em Cuba, pelo Editorial Arte y Literatura, sob o título ‘El molino’); O ato de produção; O attaché; Bastidores & Camarins; G’Dausbbah, Livro de contos, Maldição e Fé, Raízes, O dossiê de Gustaff, O livro dos livros, Árchias, Outros contos, Baltimore, ValVerde e O sonho de Clara. Publicou, ainda, o livro de ensaios ‘Cultura, arte e literatura’ e, ainda, diversos opúsculos e plaquetes.
Livros Publicados
O Moinho: Romance que trata da eterna luta pelo poder, num quadro marcado pela globalização. 1ª edição: Recife: Bagaço, 2001. 2ª edição: Recife: Fábrica de Livros, 2007. 3ª edição: Recife: Bagaço, 2008. Edição em Espanhol: El molino. Havana: Editorial Arte y Lite-ratura, 2007. Vencedor do prêmio ‘Vânia Souto Carvalho’, instituído pela Academia Pernambucana de Letras para agraciar o melhor romance no concurso nacional de 2006.
O Attache: Novela que narra as hipotéticas aventuras amorosas vividas por um adido militar belga nos corredores da ONU. Comédia. Recife: Bagaço, 2002.
Bastidores Camarins: Relato de fatos jocosos ocorridos na campanha eleitoral de 1990. Comédia. Recife: Suassuna, 2005.
G’Dausbbah: Livro de poemas que integra o projeto cultural G’DAUSBBAH com projeção em diversas expressões artísticas – literárias, iconográficas, cênicas e musicais – que descreve sentimentos relacionados à vida humana, inclusive nas dimensões política e social. Recife: Cepe, 2005.
Um livro de contos: Publicação que reúne 22 contos, alguns dos quais baseados no enredo do romance ‘Olinda’ ainda inédito, incluindo o conto ‘A iniciação de Veridiana’, que choca a muitos, especialmente os mais religiosos e puritanos. Em contraponto, os demais contos retratam histórias de amor e paixão, com incursões no romantismo, na comédia e na crítica social. Recife: AJFS, 2009.
Maldição é fé: Romance ambientado no início do século XVII, que, a partir de trama para explicar as razões que levaram uma única casa a escapar do incêndio ateado a Olinda pelos holandeses em 1631, envolve a ação de grupo de exorcistas, delegados do Santo Ofício e espiões a serviço dos Estados Gerais, fazendo severo questiona-mento a valores defendidos pela civilização ocidental. Recife: Bagaço, 2011.
Raízes: Ensaio sobre o contexto histórico e político em que houve a invasão do Nordeste do Brasil por forças holandesas em 1631. Recife: Bagaço, 2011.
O dossiê de Gustaff: Livro que reúne contos que, hipoteticamente, compunham o dossiê das reportagens usadas por Gustaff para produzir ‘O livro dos livros’ (romance ao qual ‘O dossiê de Gustaff’ está associado). Recife: Bagaço, 2015.
As bodas: Conto baseado na peça ‘Tanto barulho por nada’, de William Shakespeare. O opúsculo, que conta as peripécias em torno de um casamento ambientado na incipiente aristocracia que se formava na vila de Olinda, no início dos século XVII, abre a coleção Maupassant das Edições Moinho. Recife: Edições Moinho, 2016.
O segredo de Matilde: Opúsculo que integra a coleção Maupassant das Edições Moinho. O conto, que navega as ondas da literatura fantástica, narra a vida de Matilde, uma mulher empenhada em pesquisas culinárias na busca do sabor ideal e termina por descobrir o segredo da eternidade. Edições Moinho. Recife: Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, 2017.
O livros dos Livros: O romance narra o embate de grupos que se digladiam em torno de um plano para a conquista completa da humanidade a partir de um mecanismo de controle social baseado no funcionamento de uma Igreja criada com base em pesquisa sobre as características que os homens esperam de Deus, consolidadas num compêndio chamado ‘O livro dos livros’. Recife: Edições Moinho, 2015.
Árchias: O romance narra a tentativa de resgate de Árchias, inicialmente aprisionado na prisão de Malasartes Doo e, depois, da Cidade dos Homens. O livro denuncia o efeito dos mecanismos de controle social e questiona valores culturais (aparentemente, incontestáveis) da história ocidental através de uma abordagem revolucionária da questão da ‘salvação da humanidade’ sob o prisma da dualidade Céu e Inferno. Recife: Edições Moinho, 2016.
Outros contos: Em trinta textos, ‘Outros contos’ dá um sobrevoo sobre a obra de Alexandre Santos em fragmentos que percorrem desde a comédia picante até a fantasia sem noção, passando pela sutil crítica social e política. É um livro para fazer rir, mas, também, fazer pensar.
Baltimore (6 volumes): O romance conta a epopeia vivida por Camila Souto e seu grupo após descobrir o conluio internacional que redundou na deposição da presidente da república do Brasil Anita Rastik e adoção de plano de governo baseado no liberalismo e internacionalização da economia do País. ISBN: 9781980698227 Recife: Edições Moinho, 2018
ValVerde: Tomando a hipotética cidade de Nossa Senhora de ValVerde como palco emoldurado e entranhado pela realidade imposta ao Brasil a partir de 2016, ‘ValVerde’ é uma coletânea contemporânea que reúne 14 contos que retratam situações do dia-dia vivido por gente comum, de carne e osso, como eu e você, mostrando dramas pessoais ocorridos em decorrência de decisões do governo. ISBN: 9781093160772. Recife: Edições Moinho, 2019.
O sonho de Clara: O romance conta como seria o Brasil se os sonhos de Clara fossem realizados. ISBN: 9798721500084. Recife: Edições Moinho, 2021.
Outros Livros
Cultura, Arte e Literatura: Coletânea de artigos com preocupações vinculadas a temas de natureza cultural. ISBN: 9781719917858. Recife: Edições Moinho, 2019.
Engenharia, Desenvolvimento e Bem Estar: Coletânea com artigos publicados entre 2007 e 2018, com temas viculados ao desenvolvimento – Economia, Produção, Mercado, Bem-Estar, Engenharia Social, Integração Nacional, Urbanismo, Interiorização do Desenvolvimento e Recuperação após Desastres Naturais. Recife: Edições Moinho, 2019.
Os Retirantes: Análise sociológica das migrações internas do país, principalmente rumo ao estado de São Paulo, procurando demonstrar que o fenômeno representa um “jogo de soma menor que zero” (no qual todos perdem). Recife: CE-PE, 1986.
A Inevitável Primavera: Análise crítica do modelo de concentração econômica decorrente da prática do liberalismo, explicando as razões e as consequências da chamada “Globalização dos Mercados”, apresentando o solidarismo como modelo econômico alternativo para conduzir a humanidade a um Estado de Abundância Absoluta, “a inevitável primavera”. Recife: Ed. Sol, 1991.
Teoria do Valor: Apresentação do modelo solidarista de formação do valor dos bens econômicos e das riquezas decorrentes. Recife: FUNDARPE, 1994.
Curso Básico de Matemática Financeira: Apresentação dos fundamentos básicos da matemática financeira, destinado a alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de administração e similares. Recife: SOPECE, 1995.
Economia Poder: Análise do processo econômico segundo seu relacionamento com as estruturas de poder, apresentando as diferenças básicas entre o seus enfoques antropocêntrico e plutocêntrico. Recife: IEPS-SO¬PECE, 1995.
Solidarismo: O Brasil para Todos: Apresentação dos fundamentos políticos e econômicos do solidarismo. Recife: Ed. Sol, 1995.
Curso Básico de Administração de Materiais: Apresentação dos fundamentos básicos da administração de materiais, destinado a alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de administração e similares. Recife: IEPS-SOPECE, 1996.
Curso Básico de Avaliação Financeira dos Projetos de Investimento: Apresenta os fundamentos básicos da avaliação financeira dos projetos de investimento, inclusive dos seus principais métodos, destinado a alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de administração e similares. Recife: IEPS-SOPECE, 1997.
Subsidiariedade Econômica: A Opção Decisiva: Apresentação de um modelo de crescimento econômico baseado no fortalecimento econômico das menores entidades econômicas a partir das cooperativas, empresas comunitárias, e da prática da economia de comunhão. Recife: CPCP, 1997.
Em Debate: Apresentação de 62 artigos publicados em jornais locais e regionais, sobre temas políticos e econômicos. Recife: CPCP, 1997.
O Elo Fundamental – IIª Parte (O Desenvolvimento Integrado dos Campos): Apresentação de um modelo de desenvolvimento social baseado na formação de complexos sócio-agroindustriais. Recife: ISEPES, 1997.
Crise – O fim do ciclo liberal: Análise das razões das frequentes crises que debilitam o funcionamento das economias de mercado, especialmente daquelas atreladas aos mercados de câmbio e de outros ativos financeiros. Recife: CE-PE, 1999.
O Direito ao Trabalho Remunerado: Análise das causas que levam ao desemprego, comprometendo a realização do direito ao trabalho remunerado. Recife: CEPE, 1999.
O Debate Continua: Apresentação de 36 artigos publicados em jornais locais e regionais, sobre temas políticos e econômicos, além de uma coletânea dos discursos eletrônicos pronunciados na campanha presidencial de 1998. Recife: CPCP, 2000.
A Administração de Pequenas Empresas em Tempos de Crise: Manual de administração de pequenas empresas que atravessam momentos de dificuldade, com ênfase para os aspectos financeiros. Recife: AESUPE, 2000.
A face oculta do mercado: Análise do funcionamento e manipulação do mercado. Recife: AESUPE, 2001.
O Ato de Produção: Análise do processo de formação do valor dos bens econômicos, com destaque para sua importância para o funcionamento da economia real, inclusive para a avaliação e reavaliação dos atos de produção. Recife: AESUPE, 2001.
Uma abordagem da Economia de Comunhão como estratégia para o desenvolvimento local: O caso das empresas instaladas na Região Metropolitana do Recife. Tese de Mestrado. Investigar a possibilidade do funcionamento de empresas organizadas segundo os princípios da Economia de Comunhão (EdC) dar base a um programa de Desenvolvimento Local e, assim, oferecer novas alternativas aos gestores públicos. Recife: 2008.
Para conhecer mais a meu respeito, sugiro uma visita ao site www.alexandresanttos.com.br