PARA CONVIVER COM A DEMOCRACIA, OS ARISTOCRATAS DA DIREITA RECORREM A EMBUSTES
Democracia é uma palavra doce da qual, independentemente do apreço e do compromisso com o conceito nela encerrado, todos querem se perfilar.
Não é sem razão, portanto, que, até mesmo aqueles que nutrem preconceitos contra o Povo e contra as coisas populares, se dizem ‘democratas’ e, em gesto de esperteza e de desonestidade intelectual, se colocam em posição antípoda aos verdadeiros democratas, a quem acusam de praticar ‘populismo’.
Esta é a situação vivida pelas pessoas de direita: apesar de dizerem-se ‘democratas’, não têm qualquer alinhamento com os pensamentos e atitudes capazes de gerar bem-estar coletivo, chegando a colocar aqueles que defendem os direitos sociais em posição diametralmente oposta, dizendo-os ‘de esquerda’.
A rigor, em conclusão abominada por intelectuais conservadores, a concentração de rendas e o elitismo decorrentes do liberalismo econômico praticado pelos governos de direita não se adequam ao conceito de Democracia e, em linguagem nua e crua, os caracteriza no campo da Aristocracia (quando não [no campo] da Autocracia).
De fato, ‘o cada-um-por-si’ defendido pelos liberais se opõe à solidariedade social implícita no conceito de Democracia, incompatibilizando o pessoal da direita com a referência.
Alguém mais objetivo diria, simplesmente, que, por serem elitistas e não terem a preocupação social como prioridade, o pessoal da direita não é Democrata, podendo ser (na melhor das hipóteses) Aristocrata.
Pois bem.
Apesar de aristocrata, o pessoal da direita não quer perder a doce chancela dada pela Democracia e, para e por isso, comete uma série de crimes – desde o ‘estelionato da Palavra’, associando à palavra ‘Democracia’ interpretações diferentes do seu significado original, às manipulações da opinião pública, fazendo propaganda enganosa e campanhas de fakenews, e os crimes eleitorais de todos os tipos.
No fundo, embora lhes falte coragem política para se assumirem ‘aristocratas’, os egoístas sabem que o comportamento dito de direita é incompatível com a Democracia.
Conheça o Canal Arte Agora
www.youtube.com/c/ArteAgora