A relação entre os povos deveria ser menos afetada pelo egoísmo das elites e [menos afetada] pela intransigência ideológica.
Veja, por exemplo, o caso de Cuba, que, em nítido caso de perversidade e de intransigência ideológica, sofre um criminoso embargo econômico dos Estados Unidos desde 1962.
Desde sempre, passados os primeiros momentos da chamada ‘crise dos mísseis’, como todo capitalista medíocre, a Casa Branca imaginou que poderia mudar o modo de pensar dos cubanos através do sofrimento extremo.
O tempo passou e, nas últimas décadas, intrigados com a renitência cubana e, provavelmente, por medo de que o ‘mundo ocidental’ perceba a possibilidade de sucesso das economias socialistas, os Estados Unidos mantém o embargo, causando dor e sofrimento a toda população de Cuba, sem poupar velhos, mulheres, gestantes, crianças e bebês de colo – no entender do Tio Sam, basta ser cubano (ou não ser serviçal aos Estados Unidos) para merecer sofrer.
O desrespeito às lei internacionais e a truculência arrogante dos norte-americanos com Cuba são tão grandes que, desde 1992, eles vem sistematicamente desobedecendo resoluções da Assembleia Geral ONU para imediata suspensão do bloqueio econômico, comercial e financeiro à Ilha.
Enquanto isso, em demonstração objetiva de como as nações deveriam proceder umas com as outras, países como Rússia, Venezuela e China têm socorrido Cuba, suavizando o seu sofrimento.
Foi o que aconteceu, por exemplo, agora, por ocasião do apagão por problemas na usina Antonio Guiteras, em Matanzas, quando, desdenhando o beicinho do Tio Sam, a China mandou as peças necessárias para a restauração do sistema elétrico de Cuba.
Com gestos como este, em contraponto aos Estados Unidos, que parecem se satisfazer em espalhar mazelas, o Sul Global se apresenta com um caminho para a boa convivência entre as nações.
Por tudo o que hoje acontece no Planeta, a Humanidade não tem razões para confiar na honestidade, generosidade e solidariedade prometidas pela auto-propaganda da Casa Branca.
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br