Houve um tempo no qual não era preciso muita coisa para um brasileiro ser incluído no rol dos ‘comunistas perigosos’ pelos gorilas (de todas as idades e de todas patentes) – bastando revelar alguma preocupação social, ser culto e fazer perguntas embaraçosas aos entreguistas.
Neste embalo, cumprindo o adestramento inculcado pelo movimento capitalista internacional, a Direita brasileira não titubeou em taxar de ‘comunista’ todos aqueles que ousassem dizer que havia petróleo no território nacional.
Quando surgiram os primeiros indícios de petróleo verde-amarelo, com o apoio das mesmas forças que diziam não haver petróleo no Brasil, as chamadas Sete Irmãs do petróleo se assanharam, mas, com o suporte popular da campanha ‘O petróleo é nosso’ levada adiante pelos ‘comunistas’ (crentes e não crentes nos ensinamentos de Karl Marx), Getúlio Vargas criou a Petrobrás e, por algum tempo, livrou o país dos urubus.
As gigantes do petróleo, no entanto, nunca se acomodaram e, com a descoberta das reservas pré-sal, mobilizaram ós seguimentos entreguistas inseridos por toda a parte e deram o golpe de 2016, colocando na presidência do país o usurpador Michel Temer, um golpista serviçal que fez todas as suas vontades desnacionalizantes (vontades das Sete Irmãs (que, agora, são cinco).
De tão flácido, apesar de todos os crimes eleitorais, o regime entreguista não teve a longevidade sonhada pelos golpistas e, agora, por razões parecidas vai fazer de tudo para retomar a sanha desnacionalizante.
Com efeito, adicionado ao chamariz irresistível representado pelo pré-sal (que continua fazendo babar as sei-lá-quantas Irmãs gulosas) surgem as novas pérola na Margem Equatorial (área no Norte, que compreende a faixa litorânea entre o Amapá e o Rio Grande do Norte repleta de imensas jazidas de petróleo) e, agora, a Petrobrás anuncia a descoberta de gigantesca jazida com reserva estimada de 15 bilhões de barris [de petróleo] na Bacia de Pelotas, no sul do Brasil.
Como esperado, lobas como a Shell e a CNOOC já manifestaram o desejo de ampliar os consórcios com a Petrobras para explorar o potencial da região.
Lembrado de 2016 e, tendo em vista o provérbio popular segundo o qual ‘gato escaldado tem medo até de água fria’, o governo Lula deveria tomar precauções
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br