Nestes dois últimos dias, como uma espécie de avant première da 11ª FLIPO – evento que marcará o seu reencontro com os grandes eventos presenciais -, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural realizou uma pocket edição da Festa Literária Internacional do Ipojuca, reunindo quase 60 artistas e personalidades na realização da e-FLIPO, incluindo ícones como o artista plástico argentino Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz.
Como o nome insinua, a e-FLIPO foi realizada integralmente em formato eletrônico, com transmissão pelo Canal Arte Agora no YouTube, ampliando o alcance das suas atividades.
Na esteira da modulação e tradição incorporadas ao evento ainda nas primeiras edições – ao tempo que valorizou a Educação e a Cultura como tema geral, homenageando o professor João Francisco de Souza como discípulo-orgulho de Paulo Freire -, a e-FLIPO guardou lugar específico para um grande número de linguagens da arte, apresentando sessões associadas à literatura, ao cinema, à música, ao teatro, ao jornalismo, à gastronomia e às artes plásticas. Como das edições anteriores, a e-FLIPO garantiu a presença da arte erudita com palestras proferidas por acadêmicos e da arte popular, com destaque para o cordel.
No curso da e-FLIPO, após prestar homenagem à memória da poeta e musicista Myriam Brindeiro, o Canal Arte Agora anunciou a lista dos artistas, atividades e obras agraciadas nas categorias consideradas este ano no Troféu ‘Os melhores do ano’, com a presença de personalidades nacionais e estrangeiras no rol de homenageados.
A e-FLIPO foi isso: um evento cultural denso e amplo como a arte deve ser.
Que venha a 11ª FLIPO!
Leia mais em
alexandresanttos.com.br