Pode parecer piada, mas, em gesto de extrema petulância (parece que a petulância daqueles caras não tem limite), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação para (pasme!) ‘apurar a compra dos caças suecos Gripen feita pelo governo brasileiro para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB)’.
Para quem não lembra, este caso – que envolve um negócio iniciado em 2006 e fechado em 2014 no valor de US$ 4,5 bilhões – se refere a compra de 36 aviões-caça à empresa sueca Saab – cuja proposta superou aquelas apresentadas pela norte-americana Boeing e pela francesa Dassault, inclusive porque contemplou a transferência de tecnologia.
Pois bem.
Agora, provavelmente em ação no âmbito do plano internacional de ‘venezuelização’ do governo Lula e com o suporte dos golpistas brasileiros que, nos EUA, saltitam de gabinete em gabinete na busca de apoio à sua luta contra o Brasil (servindo de instrumento aos grandes interesses do capitalismo internacional), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos intimou a empresa Saab a prestar informações sobre a venda feita ao governo brasileiro.
Imagine se todos os países-sede de empresas perdedoras de licitações internacionais usarem as suas leis nacionais para contestar resultados e impor os contratos que lhes convêm. Seria uma confusão dos diabos, muito propícia ao império dos mais poderosos.
Se estes movimentos não estivessem articulados com a campanha difamatória do governo brasileiro não haveria maiores problemas.
Acontece que, como passo posterior, alem de corrupto e autoritário, os truculentos e petulantes vão atacar as políticas públicas humanistas, passando a acusar Lula de ‘demagogo’ e ‘populista’.
Este jogo já é conhecido. Vem nova tentativa de golpe por aí.
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br