Sem propostas concretas para melhorar as condições de vida e oferecer possibilidades efetivas de ascensão social aos pobres – um contingente que compõe a maioria da população em todos os países capitalistas -, para alcançar e se manter no poder, usando artifícios diversos, a Direita sempre é golpista.
É assim aqui, [é assim] ali, [é assim] em todo canto.
Nos dias correntes, na Guatemala, por exemplo, bastou o progressista Bernardo Arévalo derrotar a conservadora Sandra Torres e vencer a eleição para a presidência da república para atiçar as elites direitistas, que, de imediato, desensarilharam armas e mostraram suas garras.
Com efeito, com medo do conservador Alejandro Giammattei ser sucedido pelo líder do Movimento Semente, dando voz e braços à Direita, a procuradora-geral Consuelo Porras, o promotor Rafael Curruchiche e o juiz Fredy Orellana deram início a um processo de Lawfare para impedir a posse de Bernardo Arévalo, em franco projeto golpista.
De imediato, com o objetivo de garantir o resultado das urnas e a vontade democrática do Povo guatemalteco, militantes dos 48 cantões do departamento de Totonicapán bloquearam algumas das principais estradas do país, inclusive a Carretera Interamericana e as que levam ao México, El Salvador e Honduras, com a exigência de suspensão do Lawfare e destituição da procuradora-geral golpista.
O Lawfare conseguiu ferir a Democracia em muitos países das Américas (cada um a seu tempo, Lula, Cristina Kirchner, Evo Morales e Rafael Correa foram alvos de Lawfare que vitimou os Povos do Brasil, da Argentina, da Bolívia e do Equador).
O continente torce para que as forças representadas pela procuradora-geral Consuelo Porras sofram nova derrota e que o Povo guatemalteco possa desfrutar a Democracia.
A próxima aparição do Lawfare como arma anti-democrática já tem lugar previsto, pois, semana passada, o ex-presidente Evo Morales anunciou sua candidatura à presidência da Bolívia nas eleições de 2025.
Vamos ver que acusação os golpistas vão levantar desta vez?
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br
Conheça o Canal Arte Agora
www.youtube.com/c/ArteAgora