No sábado, dia 17 de agosto de 2024, em franca demonstração de que, além de ser incompatível com ambientes regidos por regras e leis, também tem na mentira e nas fakesnews os seus instrumentos de trabalho preferidos, o oligarca bilionário e líder da extrema-direita mundial Elon Musk fechou o escritório da rede social X (antigo Twitter) no Brasil.
Embora a iniciativa pretenda se inscrever no vasto rol dos faz-de-conta – até agora, fora a demissão dos seus quarenta funcionários nada mudou (na prática, o funcionamento do X continua o mesmo de antes) -, o objetivo do oligarca extremista parece querer escrever mais um capítulo na guerra da extrema-direita contra o ministro Alexandre de Moraes e, por tabela, contra o Supremo Tribunal Federal e contra a própria Democracia brasileira.
A impressão que decisão deixa é a de que, testando limites igualmente perigosos, Elon Musk está preparando armadilhas para o governo brasileiro.
De um lado, ao que parece, o oligarca só espera a oficialização das telefônicas pelo STF sobre a suspensão das atividades do X para iniciar uma campanha mundial contra o governo brasileiro, acusando-o de praticar um regime autoritário e de negar liberdade de expressão aos opositores.
De outro [lado] (em atitude igualmente grave), o bilionário direitista parece ávido para usar sua constelação de satélites Starlink para desmoralizar a Justiça (e o governo) brasileiro, criando uma grave afronta à soberania do País.
Seja como for, embora do ponto de vista da comunicação social, o fechamento (ou não) do X no Brasil seja irrelevante, do ponto de vista político, a decisão de Elon Musk vai precipitar situações das quais, por mais que queira, o governo brasileiro não vai puder fugir.
Talvez seja o caso de o Brasil se curvar à realidade circundante e, no momento oportuno, a exemplo do caminho já trilhado por outros países, admitir uma ‘relativização’ da Democracia e, de uma vez por todas, deixar clara a diferença entre liberdade de expressão e desvio de conduta.
Um país não pode estar sujeito à vontade de um oligarca, especialmente um vagabundo como Elon Musk.
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br