Em crítica hiper-superficial ao humanismo, sem qualquer aprofundamento da análise e sem preocupação com a pergunta-espelho automaticamente suscitada, todas as vezes que estão ‘perdendo a discussão’, os liberais tentam fazer uma cara de inteligente e com um certo ar de superioridade, disparam a pergunta sobre ‘onde o socialismo deu certo’.
Apresentada desta forma, sem qualquer contextualização ou baliza, a resposta pode levar a qualquer conclusão.
Assim, para merecer uma resposta séria, a pergunta precisa ser completada com algum indicador.
Se a pergunta for ‘onde o socialismo deu certo para os pobres?’.
A resposta será ‘em todos os lugares onde foi aplicado’.
Se a pergunta for modulada por um ‘se não for atrapalhada’, a resposta passa a ser ‘o socialismo dá certo onde quer que seja adotado’.
De fato, nunca é demais lembrar que, como bem demonstram países como China, Finlândia, Noruega e Dinamarca, se a comunidade praticante do socialismo não for boicotada pelos capitalistas (como o são em Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, por exemplo), beneficiária dos milagres da descentralização da renda, [a comunidade socialista] constituirá um bom mostruário de que, ‘se não for atrapalhado, o Socialismo dá certo até no quesito formação e manutenção de riquezas’.
Observe que, em contraponto, se forem buscadas respostas para a pergunta-espelho ‘onde o capitalismo deu certo’ e o universo for limitado aos pobres, a resposta correta será ‘em nenhum lugar onde foi aplicado’.
De fato, destruindo eventuais discursos proferidos por capitalistas ‘para inglês ver’, o Capitalismo só dá certo para quem já tem dinheiro.
Ele [o capitalismo] não tem solução para mazelas como a fome, a pobreza, o desabrigo, a concentração de renda.
Pelo contrário, o Capitalismo é a origem destes problemas e seu livre curso tende a agravá-los.
Assim, em resumo, para quem tem muito dinheiro e se orienta pelo Egoísmo não há regime melhor do que o capitalismo.
Para o resto da humanidade, no entanto, não há alternativa senão o humanismo.
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br