Agora é guerra. De um lado, a verdade e, de outro, a mentira.
Com o olho guloso dos grandes egoistas, o oligarca norte-americano Mark Zuckerberg baixou as calças para o futuro presidente Donald Trump e decidiu dar as costas para o interesse público.
Com efeito, em entrevista concedida ontem, revelando sua parceria com Elon Musk, o oligarca dono da BigTech Meta (que controla as redes Facebook e Instagram) anunciou o fim de sistema de checagem de fatos que suas empresas vinham usando há algum tempo.
A mensagem é muito clara: liberada de qualquer instrumento de verificação da veracidade de fatos, o conteúdo das plataformas da Meta, especialmente o Facebook e o Instagram, assume a condição de ‘provável mentira’.
Segundo informações não confirmadas, Mark Zuckerberg foi levado a esta posição por conta de uma grave doença que pode matá-lo em poucos meses. De qualquer forma, enquanto não pega uma carona com Caronte, o oligarca vai estimular a circulação de notícias falsas como se estivesse em algum tipo de disputa com Elon Musk.
A parceria dos dois oligarcas para impulsionar a mentira e fortalecer a vida dos mentirosos torna mais importante e urgente a aprovação de Leis capazes de dar moralidade a liberdade de expressão
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br