Se referindo ao fato de os governantes de Direita terem muita dificuldade para se reeleger, deixando implícito seu descaso com as questões sociais, um velho provérbio popular afirma que, nas Democracias, ‘quem prova reprova’.
Foi assim com Donald Trump, que perdeu a reeleição para Joe Biden, foi assim com Jair Bolsonaro, que perdeu a reeleição para Lula.
Agora, no Uruguai, com o apoio do presidente Lacalle Pou, o candidato da Direita Álvaro Luis Delgado (Partido Nacional) perdeu a reeleição para o candidato da Frente Ampla Yamandú Orsi, que contou com o apoio do ex-presidente Pepe Mujica.
Tendo fresca na memória, o descaso da Direita com os reclamos e necessidades da população, os uruguaios deram 49,84% dos votos apurados ao candidato da Frente Ampla, dedicando ao reacionário Álvaro Delgado apenas 45,87%.
Com o resultado, sob o comando de Yamandú Orsi, a Frente Ampla – uma articulação que envolve o Movimento de Participação Popular, a Assembleia Uruguai, o Partido Socialista, o Partido Comunista do Uruguai, a Aliança Progressista, a Vertente Artiguista, o Espaço Novo, os Cravos Vermelhos, o Partido da Vitória Popular, o Partido Operário Revolucionário, o Partido Socialista dos Trabalhadores e outros grupos de esquerda – vai governar o Uruguai pelos próximos cinco anos.
Bom para o Uruguai, bom para o Mercosul, bom para a América do Sul, bom para todo mundo.
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br