Continua a campanha de desgaste que procura equipar a imagem do governo Lula, a Nicolas Maduro (cuja imagem também foi desgastada em processo semelhante).
De fato, atuando no País e no exterior, a extrema-direita não perde qualquer chance para fustigar Lula com alguma acusação.
Agora, ao tempo que lança mão das queimadas (para, por contraste, minimizar os desmandos ambientais feitas a Jair Bolsonaro), a extrema-direita faz a festa com o caso ‘Silvio Almeida’ (tratando o governo Lula como um ‘governo de tarados’) e leva o ‘caso X’ às últimas consequências.
Nesta perspectiva, os parlamentares da Direita brasileira intensificam as críticas ao ministro Alexandre de Moraes pela suspensão do X, dizendo-o “um ditador totalitário que coloca a democracia em risco”.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, congressistas republicanos liderados senador ultraconservador capitalista Rick Scott enviaram carta ao secretário de Estado Antony Blinken com denúncias “ao ataque orquestrado à liberdade de expressão no Brasil” e pedindo “o cancelamento dos vistos diplomáticos de Alexandre de Moraes e de outros ministros do STF”.
De sua parte (como se nada tivesse feito contra o Tick-Tock), a Casa Branca condenou a suspensão do X no Brasil.
Com efeito, em resposta à jornalista Raquel Krahenbuhl, da TV Globo, a porta-voz do governo norte-americano Karine Jean-Pierre disse que “o acesso às redes sociais é crucial para a liberdade de expressão”.
Este é um jogo pesado e dispendioso. Aliás, achando já ter cumprido a parte inicial que diretamente lhe coube neste processo [de desgaste do governo Lula], o oligarca Elon Musk vem dando mostras de que pretende voltar ao mercado brasileiro e, numa típica manobra de ‘vamos-fingir-que-nada-aconteceu-e-recomeçar’, anunciou que vai cumprir todas as determinações do Supremo Tribunal Federal, inclusive cancelar as contas dos bolsonaristas e indicar um representante no Brasil.
Se, de um lado, precisa cuidar da própria imagem, por outro [lado], o governo brasileiro precisa ser severo com todos os golpistas e não pode esquecer que Elon Muski faz parte deste time. Dura lex sed lex!!!
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br