Neste domingo, 07 de julho de 2024, em rude golpe contra o avanço da extrema-direita na Europa, depois de uma campanha emocionante, os franceses seguiram o exemplo dado pelos britânicos na semana anterior quando derrotaram os Conservadores, inverteram os resultados colhidos no primeiro turno das eleições legislativas e deram uma vitória retumbante ao agrupamento de Esquerda.
Horas após o fechamento das urnas, o Povo francês correu à Place de la République, em Paris, para comemorar a derrota do movimento ultraconservador liderado pela senhora Marine Le Pen, que representa a nova geração fascista que assusta o mundo.
O comportamento do povo francês tem muito a ensinar ao mundo, pois mostra que não se pode aceitar de forma passiva a movimentação dos fascistas.
A mensagem conhecida por todos é clara: O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO.
Em nota distribuída às redes sociais, o presidente Lula falou da “importância do diálogo entre os setores progressistas da sociedade para a defesa da democracia e para barrar o extremismo”.
Na realidade, barrar o avanço da extrema-direita significa repudiar a opção que estimula a malquerença e a iniquidade e, em oposição, caminhar no rumo da harmonia, do bem-estar e do respeito ao meio ambiente e à pessoa humana.
Que o exemplo dado pela França inspire a luta contra o fascismo por toda a parte do mundo. Vive la France.
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br