A cada dia está mais claro que, como faces da mesma moeda, a ignorância e o conservadorismo são situações simbióticas que se alimentam mutuamente.
Na realidade, a ignorância de expressiva parte da sociedade é responsável pela força política do conservadorismo (sendo, normalmente, alma e corpo do movimento de extrema-direita), o qual, por sua vez (inclusive para não perder a substância da qual se alimenta), nada faz para jogar luz e elevar os padrões culturais da plebe rude (estufa e ninho dos chamados pobres-de-direita).
Um excelente exemplo desta combinação é a formação e o comportamento da bancada de direita do congresso brasileiro – que é eleita com os votos dos pobres ignóbeis – e que, sem medo de qualquer retaliação (ou acreditando no masoquismo da sua turma), [a bancada de direita] trabalha para manter ou piorar a situação dos idiotas que a elege.
Naturalmente, a estratificação deste tipo de eleitorado passa pela eficácia do processo que forma e mantém as bolhas de desinformação (nas quais se abrigam os eleitores da direita).
À guisa de exemplo, vale a pena observar que, nos dias correntes, ao apreciar o conjunto dos projetos propostas pelo governo Lula para promover o ‘ajuste fiscal’ cobrado pelas elites, gracas ao voto dos parlamentares conservadores (que são eleitos pelos pobres-de-direita), o Congresso Nacional rejeitou todas as propostas capazes de afetar o interesse dos ricos.
Ou seja, na cabeça dos parlamentares conservadores (que se elegem com o voto dos pobres-de-direita) não há espaço para qualquer consideração que afete o interesse dos ricos.
Embora sejam os primeiros a sofrer com as decisões tomadas com base na vontade dos parlamentares conservadores, os pobres-de-direita são pueris e não têm a menor consciência da própria responsabilidade sobre seu sofrimento e, via de regra, procuram botar a culpa na Esquerda.
Esta situação vai perdurar enquanto os pobres-de-direita permanecem no mar de ignorância no qual se encontram. Ao que parece, ainda vão sofrer bastante. Coitados…
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br