Para muitos, uma das principais causas do crime é a certeza da impunidade. Para quem pensa assim, sabendo que suas ações não serão objeto de reprimendas, as pessoas de má índole dão curso a impulsos condenáveis e se danam a cometer mal (e maus) feitos.
Aliás, vale destacar que – independentemente de outras causas que possam levar ao crime – o clima de naturalização dos mal-feitos e, consequentemente, de impunidade cultivado nas bolhas de desinformação levou muitos bolsonaristas a cometerem crimes.
Não foi outra a razão do semblante de surpresa apresentado pelos golpistas do Oito de Janeiro ao saberem que (mesmo se considerando ‘patriotas’) seriam presos, conduzidos à Papuda (ou à Colmeia, conforme o caso) e julgados por terrorismo.
Na realidade, até agora imersos na onda de desinformação das bolhas, muitos daqueles que aguardam o julgamento do STF ainda acreditam no retorno de Bolsonaro ao Planalto e na anistia a eles prometida.
De alguma forma, como a fábrica bolsonarista de mentiras não para de funcionar, os bobalhões têm razões para acreditar no clima de impunidade que lhes é impingido.
Pode parecer inacreditável, mas – nos derradeiros momentos do seu julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando a inelegibilidade já era inevitável – Jair Bolsonaro teve a cara de pau de dizer que ‘a futura presença do terrivelmente evangélico Kássio Nunes Marques na presidência do TSE reverteria a condenação, restituindo-lhe a condição eleitoral’.
E, da mesma forma que muitos não se vacinaram contra o coronavírus, muitos apostam no milagre ‘Kássio Nunes Marques’.
O gosto dos bolsonaristas pela impunidade e pela ‘para-realidade’ é tão grande que, ainda na 6ª feira, dia 30/06/2023, minutos após o TSE ter decretado a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, pouco se importando com a inconstitucionalidade da medida, a bancada bolsonarista na Câmara dos Deputados se mobilizou para apresentar um projeto-de-lei para anistia-lo.
A medida não vai prosperar, mas ajudará a manter o clima de impunidade necessário ao mundo das fakenews que mantém a boiada.
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br
Conheça o Canal Arte Agora
www.youtube.com/c/ArteAgora