Ouço na rádio uma propaganda da Prevent Sênior – uma empresa especializada no atendimento de pessoas da faixa etária ‘adulto +’ (categoria inventada por ela própria). Segundo a mensagem, a tal Prevent Sênior é isso e aquilo, só coisa boa, o máximo em atendimento médico para idosos.
De imediato, imaginei tratar-se de mais um caso de propaganda enganosa – situação na qual o publicitário usa a escrita criativa para inventar um produto imaginário e, com isso, impulsionar a venda de algo que não existe. Mas, aí, puxei pela memória (minha memória é muito boa) e lembrei de onde tinha ouvido o nome ‘Prevent Sênior’.
Vocês vão lembrar também.
Em 2021, em meio à matança provocada pelo coronavírus, o senado instalou a CPI do Genocídio, atitude que, além de provocar algum tipo de ação no (até então inerte) governo Bolsonaro, trouxe à baila uma série de desmandos, casos de corrupção, omissões e horrores dignos de embalar romances ambientados no terror nazista.
Pois bem. Entre os horrores levantados pela CPI do Genocídio, destacou-se a conduta antiética e anticientífica da tal ‘Prevent Sênior’. Muita coisa feia, inclusive a alteração de prontuários médicos, falsificação de atestados de óbito, realização de pesquisa médica sem consentimento de pacientes e distribuição de medicamentos ineficazes.
Na ocasião, o diretor-executivo da empresa, um certo Pedro Benedito Batista Junior, confirmou tudo e envolveu os donos da Prevent Senior – os irmãos Eduardo e Fernando Parrillo – nas irregularidades (realizadas, diga-se de passagem, com a complacência e estímulo do governo Bolsonaro). De tudo, no entanto, o que mais chamou atenção foi um tal ‘passaporte celestial’ – forma como a Prevent Sênior se referia ao abandono à morte de clientes terminais que ocupavam dispendiosos leitos nas UTIs.
A atual campanha publicitária da Prevent Sênior ofende a memória das pessoas e constitui perigoso caso de propaganda enganosa.
Recomendo a dúvida extrema sobre qualquer coisa dita pela agência publicitária responsável por esta campanha e, sobretudo, muito cuidado com a Prevent Sênior.