Ajudando a marcar a semana que acaba, reunida na África do Sul, a cúpula dos BRICS deu um grande passo para consolidar a multipolaridade diplomática que o mundo tanto precisa.
Agora – além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, o BRICS contam com mais seis novos membros: República Argentina, Reino da Arábia Saudita, República Árabe do Egito, Emirados Árabes Unidos, República Democrática Federal da Etiópia e República Islâmica do Irã.
Longe de querer constituir uma aliança militar, um bloco comercial ou uma camisa de força, os BRICS constituem um agrupamento diplomático de muito poder, pois envolve países responsáveis por cerca de 45% da população do planeta, por 42% da oferta mundial de petróleo (6 de dos 9 maiores produtores de petróleo fazem parte do BRICS) e por 37% do PIB mundial.
Além de discutir a expansão e ações do banco do agrupamento, os líderes discutiram a moeda a ser usada nos seus negócios, deslocando definitivamente o dólar da condição de elemento central do sistema monetário mundial.
Não há dúvidas de que o mundo unipolar acabou.
Viva a multipolaridade!
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br
Conheça o Canal Arte Agora
www.youtube.com/c/ArteAgora