A sociedade norte-americana vive numa enorme bolha de condicionamento, tendo poucos espaços para manobras de natureza cultural ou intelectual.
Com efeito, embora apresente significativos casos de pensamentos e de comportamentos ‘fora da caixa’, a maioria esmagadora da sociedade norte-americana se comporta segundo um padrão referido genericamente como ‘American Way’, do qual deriva o chamado ‘American Drean’ – ferramentas básicas da bolha que regula o pensamento e o comportamento dos norte-americanos.
Os compêndios afirmam que o ‘American way’ é um modelo de comportamento baseado no consumismo, na padronização social e na crença nos valores democráticos liberais.
Desenvolvendo uma consequência otimista deste modelo, [os compêndios afirmam que] o Sonho Americano é um ‘ethos nacional dos Estados Unidos: uma variedade de ideais de liberdade que, partindo do pressuposto de viver em uma sociedade sem obstáculos, inclui a chance de sucesso, prosperidade e mobilidade social alcançada através do trabalho duro’.
Pronto!
Com base num montão de palavras fincadas na realidade desejada pelos norte-americanos, estão definidos os parâmetros e os horizontes da bolha que regula a vida das pessoas comuns nos Estados Unidos.
E, neste embalo, como anestesiados, passam despercebidos aos norte-americanos as guerras nas quais o país se envolve, o crescente número de casa hipotecadas tomadas pelos bancos, o aumento da população de rua, os despejos de doentes sem condições de custear as contas hospitalares, os contínuos déficits comerciais, orçamentários e fiscais do país.
Ou seja: tutelada pelo American Way e hipnotizada pelo Amarican Drean, a sociedade norte-americana não consegue pensar nem sonhar por conta própria, limitando-se a pensar o pensamento que a mandam pensar e sonhar o sonho que a mandam sonhar.
Enquanto isso, não satisfeitas com a alienação dos seus conterrâneos, as elites manipuladoras norte-americanas querem impor o seu jeito de pensar ao resto do mundo.
Ainda bem que os tempos do xerife do mundo estão acabando.
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br
Conheça o Canal Arte Agora
www.youtube.com/c/ArteAgora