Não sei como ocorre nos países do primeiríssimo mundo, mas, no hemisfério abaixo da linha do Equador, do ponto de vista concreto, talvez em função do seu descaso com as questões sociais, a Direita não tem qualquer proposta para os problemas que afetam as pessoas.
Não tem projetos para saúde, educação, moradia, transporte, lazer ou qualquer outra área. Isto tem uma razão, pois, motivada pelo Liberalismo, a Direita defende o ‘cada um por si’ e, sinceramente, acha que o nada-fazer é a função básica do Estado (que espera tão ‘mínimo’ quanto possível).
Mas, se não vai se preocupar com a erradicação do analfabetismo, com cura de doenças, com a superação do desemprego, com a redução do déficit habitacional, com a elevação da renda, com a proteção do meio ambiente, com a extinção da fome, com a garantia dos direitos e coisas assim, a Direita vai fazer o quê?
Ora, vai tentar atrapalhar a Esquerda (para que ela [a Esquerda] não consiga resolver problemas sociais) e, na ausência de nada melhor [para fazer], vai inventar coisas para se preocupar e, assim, animar o noticiário que mantém as bolhas de desinformação acesas.
E, neste embalo, do nada, são inventados demônios para inspirar o discurso vazio dos pastores-espertalhões às suas ovelhas-paspalhonas e inventadas ‘preocupações’ que, de tão ridículas, só preocupam quem-não-tem-o-que-fazer (ou pensar).
Todos lembram de o ‘meninos-usam-azul-meninas-usam-risa’, a polêmica da tal linguagem neutra, a celeuma dos banheiros unissex, o combate ao casamento de pessoas do mesmo sexo, etc. etc. etc.
O engajamento induzido nas bolhas pela Direita é tão grande que, na maior parte dos casos, as pessoas mergulham na discussão de perfumarias e sequer lembram que têm um estômago a preencher e contas para pagar. O assunto da vez levantado pela Direita é o ‘Dino é comunista e não pode pertencer ao STF’.
Chega a ser engraçado ver pessoas que sem saber o significado do comunismo e, muito menos, a função do STF marearem os olhos para condenar a indicação do ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal.
Qual será a próxima perfumaria que a Direita vai inventar para distrair a bolha?
É triste e perigoso saber que o destino de um país pode ser decidido por pessoas que não sabem distinguir perfumarias de coisas importantes e se deixam levar por ela [pelas perfumarias].
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br