Ontem, em entrevista ao Canal Arte Agora, o geólogo Guilherme Estrella, considerado pela comunidade petrolífera brasileira como o ‘pai do pré-sal’, relatou o processo que levou à descoberta das jazidas no litoral de Santos – uma epopeia que incluiu, não só, a desistência da Shell, mas, também, a teimosia, o arrojo tecnológico e vultosos investimentos da Petrobrás.
Na longa entrevista, depois de falar rapidamente sobre a espionagem norte-americana aos estudos da Petrobrás, Guilherme Estrella comentou como o golpe de 2016 descaracterizou a Petrobrás, levando, inclusive, à política de preços instituída por Pedro Parente e ao desmonte do aparato fiscal que garantiria recursos para a educação, saúde e inovação tecnológica.
Ao final da entrevista, depois de destacar o crime lesa-pátria cometidos pelo governo Bolsonaro, incluindo a privatização da rede de distribuição de derivados de petróleo, lembrando que a Petrobrás foi construída com o suor do Povo brasileiro, Guilherme Estrella renovou o reclamo sobre a necessidade do restabelecimento do status quo que prevalecia da Petrobrás antes do golpe de 2016.
Com a lucidez de sempre, Guilherme Estrella verbalizou o desejo de todos os brasileiros bem informados e conscientes da importância da Petrobrás para o crescimento econômico e do desenvolvimento social do País. Estamos juntos com Estrella.
Que o presidente Lula consiga mobilizar as forças políticas necessárias à restauração da Petrobrás ao controle do Povo brasileiro!!!
A entrevista concedida por Guilherme Estrella ao Canal Arte Agora pode ser acompanhada na íntegra no link
https://www.youtube.com/live/ZPU8UXqKw9I?feature=share