Jair Bolsonaro foi o grande responsável pela tentativa de golpe cujo episódio mais conhecido aconteceu em 08 de janeiro de 2023 – o dia chamado pela ex-presidente do STF Rosa Weber como ‘O Dia da Infâmia’.
Esta foi uma das conclusões da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) instaurada pelo Congresso Nacional em maio para investigar as causas e os responsáveis pela tentativa de golpe. Fazendo valer a maioria construída no pós-eleição por Lula, o governo impediu que os bolsonaristas desviassem a atenção da CPMI para concentrar o foco nos episódios daquele dia (como se eles [os acontecimentos] não fossem consequência do clima golpista implantado por Bolsonaro) e a transformassem [a CPMI] num palco para novos discursos golpistas.
Em seu longo relatório conclusivo, além da apreciação histórica do processo que redundou na tentativa de golpe de Estado, fazendo o enquadramento jurídico das propostas, a senadora-relatora Eliziane Gama pediu o indiciamento de 61 golpistas, começando pelo golpista-mor Jair Bolsonaro.
Na reca dos indiciados estão figuras perniciosas e perigosas como o general Braga Netto, o ex-ministro Anderson Torres, o TC Mauro Cid, a deputada Carla Zambelli e outros meliantes.
Naturalmente, além de efeitos políticos (que, vale dizer, não ecoam nas bolhas de desinformação bolsonaristas), a aprovação do relatório no âmbito da CPMI não é suficiente para levar ninguém ao xadrez, pois, até que produzem efeitos jurídicos, ainda há um longo caminho a percorrer, inclusive através dos longos corredores da Procuradoria Geral da República (onde muitos processos costumam se perder).
De qualquer forma, como correu em paralelo com investigações semelhantes levadas adiante pela Polícia Federal e pelo próprio Supremo Tribunal Federal, há uma grande chance de as conclusões da CPMI serem confirmadas por aquelas instâncias, dificultando qualquer tentativa de transformar seus trabalhos em pizza.
Nunca é demais lembrar que os crimes contra a Democracia estão entre os mais graves possíveis e devem ser punidos com o rigor capaz de desestimular sua repetição.
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br
Conheça o Canal Arte Agora
www.youtube.com/c/ArteAgora