As lobas adoram petróleo.
Não é outra a razão da eterna violência no Oriente Médio.
Aliás, o pano-de-fundo do golpe – que, numa primeira etapa, derrubou Dilma Rousseff e levou o usurpador Michel Temer ao Palácio do Planalto e, numa segunda etapa, tornou Lula inelegível possibilitando a chegada do quadrúpede Jair Bolsonaro à presidência – foi a descoberta do petróleo pré-sal.
Agora, de modo a satisfazer a gula dos ‘sócios minoritários’ (eufemismo para designar os estrangeiros que, apesar do governo Lula ter mudado muita coisa, ainda dão as cartas por lá), pagando além do mínimo obrigatório, a Petrobras vai distribuir 50% dos chamados dividendos extraordinários (cerca de R$ 21,95 bilhões, de um total de R$ 43,5 bilhões), comprometendo o programa de expansão e de desenvolvimento tecnológico da companhia.
Para quem não lembra, quando souberam que a Petrobras não pretendia distribuir estes tais ‘dividendos extraordinários’, os sócios minoritários se mobilizaram num processo de chantagem que fez o valor das ações da Petrobras despencar 10% na bolsa de valores. Satisfazendo a ansiedade das lobas, a Petrobras também sinalizou que, até o fim do ano; ainda fará outra distribuição.
Ceder a chantagem de loba safada. PQP
Talvez tenha chegado a hora de o governo brasileiro aproveitar as eventuais quedas no valor das ações para recompra-las e aumentar a participação no comando da Petrobrás.
Leia mais em
www.alexandresanttos.com.br