Para os capitalistas, o melhor indicador da situação de um país não é a felicidade do Povo e, sim o ‘humor da Bolsa’. Eles se referem às bolsas de valores: quando a bolsa sobe, está tudo bem; quando a bolsa cai, as coisas vão mal.
Pois bem. A julgar pelo IBOVESPA, índice que mede o desempenho da bolsa de valores de São Paulo, o governo de Jair Bolsonaro vai muito mal. Nem a privatização da Eletrobrás – fato que mereceu uma espécie de solenidade na ambiência da própria bolsa – foi capaz de melhorar o ‘humor’ do mercado financeiro. De fato, ontem, exatamente o dia no qual o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes comemoraram a entrega da Eletrobrás, o IBOVESPA caiu 0,52%.
Naturalmente, um significativo número de ‘analistas’ sequer tocou no assunto, mas o fato é que a queda de ontem veio na sequência de três outras [quedas] e isto, na linguagem dos capitalistas, quer dizer alguma coisa.
Para uns, significa um ‘quero mais’ do mercado financeiro que é insaciável e, agora, quer devorar a Petrobrás (e, depois, as outras coisas). Para outros, no entanto, significa que o reconhecimento do mercado financeiro de que o governo Bolsonaro já deu o que tinha de dar e é hora de procurar outro ídolo.
Seja como for, embora eu acredite na alegria do Povo e na felicidade social como melhores indicadores do sucesso da Economia, está claro que, tal qual a maioria da população brasileira, a Faria Lima também não quer mais a continuidade de Bolsonaro no Palácio do Planalto.