A ignorância é uma arma extremamente poderosa e vem sendo usada por chefes, especialmente os autoritários, por toda a história. Eles [os chefes autoritários] temem as pessoas instruídas, pois elas são mais resistentes às enganações e às manipulações. Eles sabem ser mais fácil controlar ignorantes, os quais, por falta de conhecimento, não compreendem a razão dos problemas que os afligem e costumam duvidar da sua própria capacidade de soluciona-los.
Durante muito tempo, os senhores protegeram o leite do olhar guloso dos escravos alimentados apenas com manga, espalhando a mentira de que ‘beber leite após comer manga produz um mal-estar capaz de provocar a morte’.
A ignorância interessa aos manipuladores.
Por isso, são tão baixos os investimentos em Educação. Por isso, os governantes (especialmente os autoritários) tanto temem os artistas e intelectuais. Por isso, o livro e a leitura não são estimulados.
Há uma razão concreta para o ensinamento de São João segundo o qual o conhecimento é a chave da libertação (‘E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará’. João 8:32).
Aliás, por terem comido da ‘Árvore do Bem e do Mal’, começando a fazer perguntas embaraçosas, Adão e Eva foram expulsos do Paraíso.
Nestes últimos dias, o Brasil presenciou um caso notável de como o conhecimento impõe medo aos manipuladores.
Sob a ridícula alegação de ‘não dar audiência à Globolixo’, com o apoio da gangue que usa a religião para ‘conduzir o gado’, a turma do Capetão fez um apelo desesperado para os eleitores de Jair Bolsonaro não assistirem a sabatina de Lula no Jornal Nacional.
Do ponto de vista eleitoral, estes manipuladores fizeram bem, pois, como ensinou João, a parte do gado que – por não saber ou, mesmo, desobedecer ao boicote determinado pelos aboiadores – viu Lula e ouviu as suas palavras [as palavras de Lula], passando a conhecer a verdade e que o libertou da grande mentira imposta pela turma do Capetão e pelos pastores inescrupulosos.
Na sabatina de ontem, pela segurança como enfrentou todos os temas, Lula confirmou tudo aquilo que já se sabe: Lula representa a esperança para o Brasil retomar o caminho do crescimento econômico e do desenvolvimento social.