O conceito de Patria Grande – pensado originalmente pelos libertadores Simón Bolívar e José de San Martín para a integração latino-americana dos países hispânicos com vistas a formação de uma só unidade política – parece estar ganhando novos contornos, com a incorporação do Brasil ao sonho de unir a América do Sul sob uma única bandeira.
De fato, contrastando a agressividade como Jair Bolsonaro tratava os países vizinhos, o governo Lula tem manifestado o sentimento de que ‘juntos somos mais fortes’.
Ontem (18/01/2023), em declaração feita no painel sobre liderança na América Latina, no âmbito do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o ministro da Fazenda Fernando Haddad afirmou que integração da América Latina é um dos elementos-chave “para atrair investimento externo e promover o crescimento da região (…) podendo tornar os países da região mais fortes e competitivos”.
Nesta perspectiva o canal Arte Agora criou o programa ‘Pátria Grande’, que, semanalmente, com a participação do escritor brasileiro Alexandre Santos e do jornalista argentino Ernesto Lucero, recebe personalidades dos universos da política, da economia, da cultura e da diplomacia para discutir assuntos de interesse para a integração regional.
Aliás, como afeta interesses das elites, o sonho da ‘Pátria Grande’ enfrenta muitos obstáculos e exige grande coragem daqueles que o defendem.
De qualquer forma, mesmo aqueles que sabotam a ideia são forçados a reconhecer que JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.